segunda-feira, 29 de agosto de 2011

1. O que você sabe sobre os Cadiuéu ou Kadiueu?
R: Sei que eles são descendentes dos famosos Mbaya-Guaicurus, "Índios Cavalheiros do Pantanal", famosos no passado por terem sido excelentes guerreiros.

2. Fale sobre seu trabalho com o barro.
R: Os padrões dos grafismos usados pelos Terena são basicamente o estilo floral, pontilhados, tracejados, espiralados e ondulados.

3. Como eles conseguem as cores que usam nas pinturas de suas peças de cerâmica? Fale sobre elas
R: Usam em seus trabalhos argilas de diversas cores dependendo da região

4. Até onde chegou a fama dos grafismos dos índios Cadiuéu?
R : A fama dos grafismos dos índios Cadiuéu já chegou à Europa. Em 2000 o escritório "Brasil Arquitetura" de São Paulo, dirigido pelos arquitetos Marcelo Carvalho Ferraz e Francisco de Paiva Fanucci , venceu uma concorrência internacional para a recaracterização do bairro "Gelbes Viertel" em Hellesdorf, Berlim.

5. Como é atualmente o artesanato Terena?
R: A alternativa atual do artesanato Terena, como meio de subsistência, se dá, principalmente, através do barro, da palha, da tecelagem - atividades que representam um nítido resgate de sua arte ancestral indígena.

6. Quais são as regras das mulheres terenas quando vão trabalhar com a cerâmica?
R: 1. Em dia que se vai fazer cerâmica não se vai para a cozinha. Interdito com base que: “o sal é inimigo do barro”.
2. Não trabalham com barro quando estão mestruadas.
3. Não trabalham durante a lua nova.

7. Como é o grafismo dos índios terena?
R: Os desenhos gráficos dos Cadiuéu influenciam bastante os trabalhos de estilistas, pintores e outros artistas de Mato Grosso do Sul. Nas lojas de Campo Grande, capital do estado, é comum encontrar os mais variados objetos ostentando símbolos artísticos dos indígenas.

8. O que você sabe sobre Lídia Baís?
R: Lídia Baís viveu entre 1901 e 1985. Seu pai, Bernardo Franco Baís, foi um dos fundadores da cidade e comerciante de sucesso. Após passar por vários internatos, a moça acabou indo morar no Rio de Janeiro para estudar pintura com Henrique Bernadelli, em 1926.Lídia Baís viveu entre 1901 e 1985. Seu pai, Bernardo Franco Baís, foi um dos fundadores da cidade e comerciante de sucesso. Após passar por vários internatos, a moça acabou indo morar no Rio de Janeiro para estudar pintura com Henrique Bernadelli, em 1926, etc ...

9. Qual é o tema principal de Humberto Espíndola?
R: Boi

Um comentário: